Painel de Usuário
Alterar
Informações
Preferências
Assinatura
Ver
Amigos e ignorados
Tópicos supervisionados
Rascunhos
Tópicos favoritos
Tópicos & Mensagens
Mensagens Privadas
Meus tópicos
Tópicos que participo
Minhas mensagens
Novas mensagens
()
Informações
Preferências
Assinatura
Ver
Amigos e ignorados
Tópicos supervisionados
Rascunhos
Tópicos favoritos
Tópicos & Mensagens
Mensagens Privadas
Meus tópicos
Tópicos que participo
Minhas mensagens
Novas mensagens
()
Últimos assuntos
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário |
Taxas moderadoras para quem faltar às consultas
Página 1 de 1
Taxas moderadoras para quem faltar às consultas
Os utentes que faltem a uma consulta de especialidade hospitalar podem ter de pagar a respetiva taxa moderadora, se não apresentarem uma justificação “plausível”, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República.
De acordo com o regulamento do Sistema Integrado de Referenciação e de Gestão do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade Hospitalar nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o utente deve justificar a sua falta à consulta marcada, nos sete dias seguidos após a data marcada.
No caso de não o fazer, o utente ficará sujeito a uma falta não justificada.
O regulamento define como dever do doente “justificar a falta, por motivo plausível, a qualquer consulta marcada, para a qual tenha sido convocado, sob pena de lhe ser exigido o pagamento da taxa moderadora aplicável”, lê-se na portaria.
Este regulamento tem por objetivo harmonizar os procedimentos inerentes à implementação e gestão do acesso à primeira consulta de especialidade hospitalar. Para tal, estabelece “um conjunto de regras que vinculam as instituições do SNS e os profissionais de saúde intervenientes no processo, articulando-os de forma criteriosa e transparente”.
fonte: LUSA
De acordo com o regulamento do Sistema Integrado de Referenciação e de Gestão do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade Hospitalar nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o utente deve justificar a sua falta à consulta marcada, nos sete dias seguidos após a data marcada.
No caso de não o fazer, o utente ficará sujeito a uma falta não justificada.
O regulamento define como dever do doente “justificar a falta, por motivo plausível, a qualquer consulta marcada, para a qual tenha sido convocado, sob pena de lhe ser exigido o pagamento da taxa moderadora aplicável”, lê-se na portaria.
Este regulamento tem por objetivo harmonizar os procedimentos inerentes à implementação e gestão do acesso à primeira consulta de especialidade hospitalar. Para tal, estabelece “um conjunto de regras que vinculam as instituições do SNS e os profissionais de saúde intervenientes no processo, articulando-os de forma criteriosa e transparente”.
fonte: LUSA
Annie- Mensagens : 4891
Sou de: : Lagos, Algarve
Reputação: : 44
Money: : 1298924
Re: Taxas moderadoras para quem faltar às consultas
mas ainda não é definitivo certo?
Convidado- Convidado
pelo que vi na notícia da tvi é definitivo.. acho estúpido, mas enfim.
Convidado- Convidado
Não acho assim tão estúpido quanto isso.
Imagina as vezes que as pessoas esperam semanas, até meses por uma consulta e outras pessoas, à frente destas, faltam por faltar. Isto seria uma maneira de reduzir essas situações.
Sei que isto é mais um método de meter algum dinheiro ao bolso, mas se formos pensar nas pessoas que às vezes marcam consulta porque têm uma dor no dedo do pé e depois afinal já não têm, vemos que talvez esta regra tenha algum fundamento.
Imagina as vezes que as pessoas esperam semanas, até meses por uma consulta e outras pessoas, à frente destas, faltam por faltar. Isto seria uma maneira de reduzir essas situações.
Sei que isto é mais um método de meter algum dinheiro ao bolso, mas se formos pensar nas pessoas que às vezes marcam consulta porque têm uma dor no dedo do pé e depois afinal já não têm, vemos que talvez esta regra tenha algum fundamento.
Annie- Mensagens : 4891
Sou de: : Lagos, Algarve
Reputação: : 44
Money: : 1298924
Sim, também tens razão. Não tinha pensado nesses pontos de vista.
E podes sempre desmarcar a consulta, de modo a nem ter que apresentar justificação. Talvez seja bom até.
E podes sempre desmarcar a consulta, de modo a nem ter que apresentar justificação. Talvez seja bom até.
Convidado- Convidado