FazGanza - Your change starts here!
Caro visitante, para ter acesso a todo o fórum, efectue o registo/ login, caso seja um membro já registado.

Obrigado .

Cumprimentos ;
A Administração .

Participe do fórum, é rápido e fácil

FazGanza - Your change starts here!
Caro visitante, para ter acesso a todo o fórum, efectue o registo/ login, caso seja um membro já registado.

Obrigado .

Cumprimentos ;
A Administração .
FazGanza - Your change starts here!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Últimos assuntos
» Quem será o último a passar por aqui ?
10 Fenômenos comuns explicados Icon_minitime1Sex 12 Abr 2024 - 19:33 por chino

» Mission Impossible Dead Reckoning Part One (2023)
10 Fenômenos comuns explicados Icon_minitime1Qua 25 Out 2023 - 18:37 por chino

» CD COMPLETO - Furious 7 (2015)
10 Fenômenos comuns explicados Icon_minitime1Ter 21 Fev 2023 - 15:22 por chino

» Videos numa pequena janela!
10 Fenômenos comuns explicados Icon_minitime1Seg 24 Jan 2022 - 14:20 por chino

» Ser expulso por festejar assim ao fim de 90+5 de massacre
10 Fenômenos comuns explicados Icon_minitime1Seg 24 Jan 2022 - 14:19 por chino

» sdds
10 Fenômenos comuns explicados Icon_minitime1Sex 2 Nov 2018 - 22:00 por chino

» Parabéns - FazGanza!
10 Fenômenos comuns explicados Icon_minitime1Sáb 19 Ago 2017 - 16:16 por chino

» Aprensentação [Fash]
10 Fenômenos comuns explicados Icon_minitime1Sáb 1 Abr 2017 - 18:29 por chino

» nao funciono o link do forum ?
10 Fenômenos comuns explicados Icon_minitime1Qui 26 Jan 2017 - 19:03 por chino

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário


10 Fenômenos comuns explicados

2 participantes

Ir para baixo

10 Fenômenos comuns explicados Empty 10 Fenômenos comuns explicados

Mensagem por Convidado Dom 24 Mar 2013 - 21:53

1) Espasmo hipnico: você pula durante o sono?
10 Fenômenos comuns explicados Espasmo-hipnico-voc%C3%AA-pula-durante-o-sono3

Quem já não acordou com a sensação de estar caindo durante o sono? Se sim, você pode estar sofrendo de Espamo Hipnico. Calma! Não é uma doença, ou pelo menos não é considerada como tal, mas sim uma desordem no sistema nervoso.

Ocorre quando se está pronto para dormir, já entrando nos estágio REM, ou começando a ingressar no sono mais profundo. Neste momento, há sensação nítida de que se está caindo, ou como perdendo o equilíbrio, o que nos leva a acordar assustados.
Há pessoas que descrevem como uma "queda real".

A origem exata ainda intriga a comunidade médica. Até então, esse tipo de espasmo é relacionado com noites mal dormidas, insônia, com a fadiga, desconforto físico, ou ansiedade, entre outras do genêro. A explicação científica encontrada é que trata-se de uma confusão do cérebro. O corpo entra em relaxamento profundo, mas a mente continua ativa. Nesse momento o cérebro emite um alerta para o corpo reagir. É daí que surge a sensação de queda, ocasionando um susto que muitas vezes é acompanhado de batimentos cardíacos acelerados.

2) "Estalando os dedos"

10 Fenômenos comuns explicados Dedos3

Você pode até não ter estalado seus dedos alguma vez, mas com certeza você já deve ter visto alguém fazendo isso. Este ruído é causado por bolhas de gás que estão escapando das articulações da mão. Existe algo chamado de líquido sinovial que lubrifica as articulações e contém nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono.
Quando a articulação é colocada em uma posição anormal, bolhas desses gases são libertados rapidamente, que faz com que o ruído soe como um estalo.

A junta dos dedos raramente pode ser estalada duas vezes, isso porque leva tempo para os gases se formarem novamente. Alguns afirmam que as rachaduras das juntas levam a artrite, mas os estudos afirmam que ele só provoca danos menores ao tecido macio. Um ruído de estalo semelhante podem ser produzidos com o joelho ou o tornozelo, mas isso não é devido à fuga de gás. Os tendões pode ser empurrada para fora do lugar como movem as articulações e, quando retorna a sua posição original que pode criar ruídos semelhantes.

3) Arrepios

10 Fenômenos comuns explicados Arrepios

Arrepios são os pontos que formam na pele quando uma pessoa sente frio, medo, ou experimentam emoções fortes. O reflexo que provoca arrepios é conhecido como horripilation e ocorre em outros mamíferos também. Os arrepios são causados ​​quando músculos individuais na base de cada fio de cabelo que fazem o cabelo ficar para cima. Esse reflexo é ligado ao sistema nervoso congenial, que é responsável pela maioria das respostas de luta ou fuga.

Os arrepios não proporcionam benefícios conhecidos para os seres humanos, mas o reflexo faz sentido para os animais. Quando nós os seres humanos sentimos frio, ficamos com os pêlos arrepiados, mas a maioria de nós seres humanos, não têm muito pêlos no corpo.
Para os animais, geralmente em resposta ao medo ou raiva, levantam os pêlos para parecer maior e mais intimidante. O melhor exemplo disso é o porco-espinho cujos espinhos se levantam quando ameaçado. Parece que o horripilation é simplesmente um reflexo remanescente do processo evolutivo, um lembrete constante de que os seres humanos não foram sempre como são agora.

4) Dedos enrugados
10 Fenômenos comuns explicados Dedos+enrugados

Se você já ficou alguma vez em uma piscina por muito tempo, então você provavelmente percebeu que seus dedos ficaram enrugados. Embora, mesmo que eles acabam voltando logo depois de secar, sempre nos perguntamos o que faz com que fiquem assim?
Bem, o corpo tem três camadas de tecidos, o tecido subcutâneo (gorduras, nervos, grandes vasos sanguíneos), a derme (pequenos vasos sanguíneos, nervos, raízes do cabelo, glândulas sudoríparas) e na epiderme (protege a pele por baixo e mantém a água no interior do corpo para evaporação).
Estas camadas são firmemente ligados e biólogos descobriram que, quando a pele está submerso por muito tempo a epiderme começa a absorver água. A razão que esta ocorre principalmente nos dedos das mãos e pés é porque a epiderme nessas áreas existem calos que absorvem mais água.

5) Sobrancelhas
10 Fenômenos comuns explicados Sobrancelhas

Muitas pessoas vêem as sobrancelhas como apenas mais uma característica de moldura facial. Alguns passam uma grande parte do tempo arrancando, depilando, cortando, desenhando, ou essencialmente de se preocupando com sua aparência, mas será que você já pensou no por que dos seres humanos ter esses pêlos? A evolução tem removido cabelos da maioria de nossos corpos, então por que existem duas tiras pouco acima dos nossos olhos? Cílios e as pálpebras trabalham para manter a poeira e outros detritos para fora do olho, mas eles não podem fazer todo o trabalho sozinhos, as sobrancelhas desviam o suor e chuva para ao redor dos olhos, o que torna muito mais fácil de se ver. Se você já teve água salgada em seus olhos, você deve saber como é irritante e ardente, então creio que a seleção natural fez um bom trabalho em criar as sobrancelhas. Você não acha?

6) Cortar cebolas

10 Fenômenos comuns explicados Cortar+cebolas

Não importa o quão macho você pensa que é, cortar cebola sempre vai fazer você chorar. As cebolas liberam uma enzima chamadas alinases e outra com sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfénico, que é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido que quando cortadas vão pelo ar. sin-propanetial-S-óxido é um irritante químico que faz com que as glândulas lacrimais se abram, fazendo as lágrimas rolarem quando ele entra em contato.

Se você nunca cortou cebolas, então não fique se achando o macho convencido que não irá chorar, logo depois que a faca corta a cebola você com certeza se arrependerá de tê-la cortado.
Existem três maneiras de ajudar a prevenir isso: a primeira é cortá-la dentro da água, Segunda é colocar a cebola na geladeira meia hora antes de cortá-la. Terceira é comprar óculos de próprio para cortar cebolas, você pode encontrar na web (disponível em preto, branco ou rosa!).

7) Sardas

10 Fenômenos comuns explicados Sardas

Sardas são manchas marrons ou pretas que podem aparecer na pele que foi exposta ao sol. Estas manchas são o aumento anormal de melanina, um pigmento que é produzida por células da pele chamadas melanócitos.
Os melanócitos podem criar sardas para proteger a pele dos raios solares e, portanto, eles ocorrem com mais freqüência em pessoas com pele mais clara que queima mais facilmente.
Sardas são mais comuns na face, braços e ombros, porque essas áreas ficam mais expostas ao sol. Em muitos casos, as sardas desaparecem durante o inverno para retornar somente durante os meses de primavera e verão. E, em alguns casos, a exposição ao sol em excesso pode causar fazer com que estasa células se tornem cancerosas, portanto, qualquer sarda suspeita, deve-se procurar por um dermatologista. A melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de câncer de pele é se protegendo com mais roupas ou protetor solar quando expostos ao sol.

8) Protetor solar
10 Fenômenos comuns explicados Protetor+solar

E por falar em protetor solar, Ele é algo em que muitas pessoas confiam para evitar as queimaduras solares. Mas como exatamente ele pode manter a nossa pele segura de prejudiciais raios UV?
A razão pelo que o protetor solar funciona tão bem é porque ele usa vários ingredientes ativos que cada um faz a sua parte em proteger a sua pele. A maioria dos filtros solares utilizam ingredientes inorgânicos, tais como óxido de titânio ou óxido de zinco de modo a reflectir a radiação UV para longe do corpo enquanto ingredientes orgânicos tais como metoxicinamato de octilo ou oxibenzona convertem os raios UV restantes em calor. Os resultados finais são cremes com SPFs variáveis ​​(factores de proteção solar), que mantêm o corpo protegido da radiação UV.

9) Canções que não saem da cabeça
10 Fenômenos comuns explicados Musicanacabe%C3%A7a

Quase todo mundo tem em um ponto já teve uma canção presa na sua cabeça, e que durou horas até que essa música irritante fosse embora. Se é um Tchê tchererê tchê tchê, Tchu Tcha Tcha ou uma simples batida, a repetição constante pode levar qualquer um à loucura. Então, o que exatamente faz com que essas músicas fiquem preso em nossas cabeças?
Os cientistas culpam algo que eles se referem como "vermes de ouvido", que criam uma "coceira cognitiva" e que faz com que o cérebro preencha as lacunas no ritmo de uma canção. Estudos descobriram que a parte do córtex auditivo que fica ativo quando está ouvindo a canção, na verdade está desativado, e se torna ativo quando você imagina estar ouvindo uma canção. Em outras palavras, imaginar uma canção vai "coçar" a coceira cognitiva, mas isso só piora a situação. Em qualquer caso, a canção acabará por ir embora, por si só, mas se você não pode esperar tanto tempo, você pode tentar ouvir outra música ou distrair-se para tirá-lo de sua cabeça.

10) Soluços

10 Fenômenos comuns explicados Solu%C3%A7os

Soluços são ocasionados por impulsos descontrolados do nervo frênico que levam o diafragma para espasmo. Essas contrações resultam em uma ingestão rápida de respiração que é o que nos referimos como um soluço. Soluços podem ser causados por ​​muitas maneiras, tais como por comer ou beber muito rapidamente, consumindo refeições picantes ou alimentos frios, beber álcool, ou por ligeiras surpresas, risos, tosse ou espirros.
Em alguns casos, elas ocorrem sem nenhuma razão, o que pode ser bastante irritante. Sendo assim, como faz exatamente para curar os soluços?
Tenho ouvido falar de muitos remédios, incluindo água de cabeça para baixo, segurando a respiração, comendo manteiga de amendoim, distrair-se um jeito ou de outro, ou conseguir alguém para te assustar. Alguns deles podem até parecer ridículo, mas todos eles, seja quer distraí-lo ou fazer com que você segure a respiração, pode fazer com que o diafragma relaxe e ajudar a parar os espasmos. Se nenhuma dessas soluções funcionar, e os soluços não diminuir, pode ser necessário obter uma atenção médica. O mais longo caso de soluços já registrado foi com um homem chamado Charles Osborne, cujo soluço durou 68 anos. Ele soluçou uma estimativa de 430 milhões vezes e em média de 20-40 soluços por minuto durante toda a sua vida. Da próxima vez que você encontrar-se reclamando soluços, apenas fique feliz por que eles terão sumido tão rápido que até sentirá falta.
Fonte: http://bangalonet.blogspot.pt/
Anonymous
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

10 Fenômenos comuns explicados Empty Re: 10 Fenômenos comuns explicados

Mensagem por Annie Dom 24 Mar 2013 - 22:34

Isto é super interessante! Saber o porquê de cada coisa.
Annie
Annie

10 Fenômenos comuns explicados 25yx0d4

Mensagens : 4891
Sou de: : Lagos, Algarve
Reputação: : 44
Money: : 1298582
Data de inscrição : 11/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

10 Fenômenos comuns explicados Empty Re: 10 Fenômenos comuns explicados

Mensagem por Sophie Seg 25 Mar 2013 - 14:16

adorei este post! muito interessante mesmo :DD
Sophie
Sophie

10 Fenômenos comuns explicados Ranksuperganza

Mensagens : 699
Sou de: : Lagos
Reputação: : 10
Money: : 73770
Data de inscrição : 18/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

10 Fenômenos comuns explicados Empty Re: 10 Fenômenos comuns explicados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos